Gatos inspiram reflexões nas histórias infantis
- MONIQUETE
- 17 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de fev.
O comportamento dos gatos nos livros reflete aspectos importantes da infância, como a busca por independência e o desejo de explorar
Os gatos são figuras fascinantes na literatura infantil. Com sua natureza independente e enigmática, eles habitam histórias que encantam, desafiam e provocam reflexões. Mas o que os torna tão marcantes? E como suas narrativas podem ajudar no desenvolvimento emocional das crianças?
Desde o esperto Gato de Botas até os gatos mágicos e travessos dos contos contemporâneos, essas criaturas despertam a curiosidade e ajudam a explorar sentimentos complexos. Muitas vezes, os gatos aparecem como personagens que transitam entre o bem e o mal, desafiando a ideia de que tudo na vida pode ser classificado de forma tão simples.
Na infância, a construção do conceito de "bom" e "mau" é um processo natural. As crianças buscam segurança em personagens bem definidos, mas também aprendem muito quando encontram figuras ambíguas, como os gatos. Eles podem ser travessos, brincalhões, misteriosos e até heroicos – ou seja, um pouco de tudo, assim como nós.
Histórias com gatos ajudam a abrir espaço para conversas sobre sentimentos como medo, desconfiança, coragem e afeto. Elas ensinam que ninguém é completamente bom ou mau e que cada ação pode ser interpretada de diferentes formas. Além disso, a forma como os gatos observam o mundo pode inspirar as crianças a desenvolverem sua percepção e sensibilidade diante das situações do dia a dia.
Observar, questionar e sentir são habilidades fundamentais que a leitura proporciona. Um conto sobre um gato travesso pode gerar debates sobre a importância das regras, enquanto uma história de um gato que protege alguém pode abrir espaço para falar sobre lealdade e amizade.
Conheça 7 histórias que, ao apresentar narrativas com gatos, permitem que as crianças se aproximem de suas próprias emoções e compreendam melhor o mundo ao seu redor.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Milhões de Gatos, de Wanda Gág, Edições Barbatana
Um casal muito solitário decidiu arranjar um gato. O homem foi buscar.
Porém, não encontrou um gato, mas milhões e bilhões e trilhões de gatos!
Ele decidiu levar todos para casa!
A primeira edição do livro data de 1928 e é um dos cem melhores picture books de todos os tempos, segundo a prestigiada revista acadêmica School Library Jornal (SLJ), além da publicação mais antiga do gênero ainda em catálogo nos Estados Unidos.
Alfredo do 33 e seu gato xadrez, de Thais Laham Morello e (il) Juliana Basile, Editora Carochinha
Alfredo era um tipo sério, daqueles de quem ninguém se atrevia a chegar perto. Diziam que era um destrambelhado, mal-humorado e mal-educado.
Para piorar, tinha um gato estranho – todo xadrez! – e fama de feiticeiro. As crianças da vizinhança morriam de medo do Alfredo e sequer passavam na porta do apartamento 33. Mas, um dia, o gato xadrez do Alfredo sumiu... O que você acha que aconteceu?
Se um gato for…, de Marcelo Cipis, Global Editora
Se um gato for redondo… Se um gato for feito de linhas… Se um gato for feito de pano… Se um gato for de vidro… Se um gato for um sorvete…
Com seu traço característico, permeado de elementos do cotidiano infantil e mais uma boa dose de humor, o autor estimula a criança a brincar com os sentidos, as formas, as cores, a combinação de objetos e a diversidade de materiais.
Gato gato: uma história em versos: 1, de Roberto Guimarães e (il) Ana Starling, Editora Peirópolis
As histórias em versos, lúdicas e sensoriais sem abrir mão da narrativa – ganham novas camadas de significado com as colagens geométricas, coloridas e bem-humoradas, com referências à arte pop, ao cubismo e ao surrealismo.
Gato Gato, Lobo Bobo, Sapo Bom de Papo e Porco Oco são os quatro primeiros títulos da coleção "Bichos Poéticos", uma parceria da Peirópolis com a Ufa Mulufa.
Gato Preto, Gata Branca, de Silvia Borando, Editora Carochinha
O que acontece quando um gato todinho preto, que só sai de dia, e uma gata todinha branca, que só sai de noite, se encontram?
O Gato Preto parece querer mostrar seu mundo à Gata Branca. A Gata Branca, por sua vez, também quer mostrar seu mundo ao Gato Preto.
É um gato?, de Guido van Genechten, Gaudí Editorial
O primeiro título da Coleção O que é? O que é? oferece ao pequeno leitor, a cada página, imagens diferentes que estimulam sua imaginação.
Dizer qual é o animal que aparece na ilustração, dar um nome a ele, inventar uma história para cada figura, notar a diferença física entre eles é apenas o começo da brincadeira, que pode ser muito divertida.
Gato procura-se, de Ana Saldanha e (il) Yara Kono, Editora Quatro Cantos
A personagem teve um gato que desapareceu e ouvirá as opiniões de seus familiares sobre o que terá acontecido ao gato.
Em algum momento, ela chegará a sua própria conclusão sobre o seu paradeiro.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) de Portugal. Agraciado com os selos Distinção da Cátedra UNESCO de Leitura - PUC - RIO 2021 e Altamente Recomendável da FNLIJ e vencedor do Prêmio FNLIJ Henriqueta Lisboa - O Melhor Livro de Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa.
Comments