Haicais e a beleza da simplicidade na poesia
- MONIQUETE
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.
Ler haicais pode ser uma porta de entrada para a poesia, especialmente para novos leitores, devido à sua brevidade e impacto emocional
Os haicais, também chamados de haiku, são poemas curtos, geralmente compostos por três versos, com métrica tradicional de 5-7-5 sílabas. Originários do Japão, os haicais capturam momentos efêmeros da natureza e da vida cotidiana, utilizando imagens sensoriais e simplicidade.
A leitura de haicais é valiosa para a formação de leitores, pois estimula a sensibilidade poética, amplia a percepção do mundo e incentiva a criatividade. Além disso, por serem curtos e diretos, os haicais facilitam o contato inicial com a poesia, tornando-a acessível e cativante para leitores em formação.
Confira uma seleção de releituras do HAICAI capaz de despertar emoções. Um convite para o leitor observar o mundo com novos olhos, valorizando cada detalhe.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Hai-Quintal - Haicais descobertos no quintal, de Maria Valéria Rezende e (il) Myrna Maracajá, Editora Autêntica
Formigas e joaninhas, libélulas, rolinhas, orvalho no mamoeiro, sereno na varanda, vento nos galhos, gatos e acácias, lua no céu e flor sobre o muro...
Eis alguns dos elementos que o leitor descobre no universo a um tempo minúsculo e infinito de um simples quintal.
Arraial do Haicai, de Fabíola Braga e (il) Vanessa Prezoto, Editora Ateliê da Escrita
O livro trata, de forma lúdica, da comemoração de um arraial, explorando tradições, brincadeiras e comidas típicas brasileiras.
HAICOBRA, de Fabio Maciel e (il) Márcio Sno, Editora Bambolê
Cobra é um bicho que dá medo.
Nestes bem-humorados haicais, o tradicional poema japonês de três versos, a criança se surpreenderá durante e após a leitura, porque o livro é, literalmente, uma grande brincadeira.
Dinos Haicais, de Elizabeth Fontes e (il) Renato Lins, MUNDO LEITURA EDITORA
Um poema divertido, para cada dinossauro, inspirado na forma breve de construção das quadras e haicais.
Textos curtos, bem-humorados, fáceis de memorizar.
Haicais animais, de Fred Di Giacomo e (il) Vanessa Prezoto, Editora Panda Books
O haicai é um poema de origem japonesa, onde também são chamados de haiku e abordam temas relacionados às estações do ano e os eventos da natureza ligados a cada estação.
Neste livro, o autor faz uma releitura dos haicais e, em vez de estações do ano, usa como tema os animais.
Na sopa do sapo, de Alvaro Posselt e (il) Eve Ferretti, Editora Insight
Elementos da Natureza, se destacam em situações simples que ocorrem ao seu redor e que, muitas vezes, passam despercebidas: o canto do grilo, o brilho do vaga-lume, o voo da libélula ou uma cena lúdica e inusitada provocada por uma barata ou um pernilongo.
Haicais Visuais, De Nelson Cruz, Maralto Edições
Em dez breves narrativas feitas com imagens – três quadros, cada, como os versos japoneses –, somos levados a muitas histórias, algumas delas reinvenções de personagens e obras que muitos de nós já conhecemos, outras pequenas explosões e sustos de poesia.
Bem-humorados e delicados, os poemas visuais do livro são um exercício de beleza na aparente simplicidade.
Comments