Natal abre a temporada de despedida da chupeta!
- MONIQUETE
- 9 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de jan.
Livros infantis e até o Papai Noel podem transformar o momento de despedida da chupeta em uma grande aventura cheia de aprendizado e carinho.
O Natal tem se tornado uma oportunidade especial para muitas famílias negociarem com as crianças o uso da chupeta. Nesse período, é comum que os pais criem histórias em que o Papai Noel troca a chupeta por um presente muito desejado ou a recolhe como parte de um ritual de "crescimento".
A separação de um objeto de apego é um momento muito marcante em qualquer fase da vida.
A chupeta ocupa um lugar especial na vida de muitas crianças. Para os pequenos, ela é mais do que um simples objeto: é uma fonte de conforto, segurança e até um alívio em momentos de tensão. Porém, à medida que crescem, chega a hora de se despedir desse companheiro tão querido — uma transição que pode ser desafiadora tanto para as crianças quanto para os pais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o uso prolongado da chupeta pode trazer consequências para a saúde das crianças, como problemas no alinhamento dos dentes, alterações na fala e até dificuldades no desenvolvimento da musculatura facial.
Por isso, a SBP recomenda que o uso da chupeta seja limitado, e que os pais planejem, de forma amorosa, o momento de abandoná-la.
Arnaldo Antunes e Taciana Barros cantam sobre o assunto na música Tchau Chupeta, e convidam as crianças a imaginarem uma mãe, uma avó e até mesmo um peixe de chupeta! Confira o vídeo, que também virou um livro publicado pela Editora Leya e faz parte do premiado projeto Pequeno Cidadão, um grupo bacana formado por roqueiros, seus filhos e sobrinhos que tocam música, cantam, escrevem e acima de tudo, fazem uma bagunça deliciosa!
“Tchau chupeta” - Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, Edgar Scandurra
(Pequeno Cidadão)
Confira 4 livros que podem transformar o momento de despedida da chupeta em uma experiência simbólica e emocionante, envolvendo afeto e fantasia.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Tchau chupeta, de Taciana Barros, Antonio Pinto, Arnaldo Antunes e (il) Cláudia Briza, Editora Leya
O livro conta a história do personagem da música (assista ao vídeo acima) e sugere que largar a chupeta pode ser mais divertido do que parece.
O livro também ensina as crianças a desenvolverem a consciência ecológica, mostrando quanto tempo a chupeta e outros materiais levam para se decompor na natureza e a importância da reciclagem.
O balde das chupetas, de Bia Hetzel e (il) Mariana Massarani, Editora Brinque-Book
Desde sempre, Joca dorme todas as noites com sua querida chupeta, a pepeta. Mas agora ele já está grande, e chegou a hora de deixá-la.
Seus pais, a irmã e vários familiares têm uma ideia sobre o que Joca deveria fazer com a chupeta, mas nenhuma deixa o menino satisfeito, até que sua tia aparece com uma sugestão criativa e inusitada…
Minha chupeta virou estrela, de Januaria Cristina Alves e (il) Tati Móes , Editora Caramelo.
Pedro vivia com sua chupeta verde, mas após um pequeno acidente, precisou enfrentar uma escolha difícil e desafiadora: abrir mão da chupeta ou perder seu dente.
Com o apoio da família e um toque de fantasia e imaginação, o menino descobre como lidar com essa mudança em sua vida.
Pipo o troca-chupetas, de Tatiana Sotero e (il) Jarbas Domingos, Editora Casa do Lobo
Nanda completará três anos e sua mãe negocia com ela a retirada da chupeta. Até que conhece Pipo e a Terra do Bico.
Mas que terra é essa? Será que Nanda vai cumprir o acordo e entregar a chupeta?
Comentarios