Os curtas de animação e a formação de leitores
- MONIQUETE
- 24 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de fev.
Com narrativas ricas e visuais atraentes, os curtas de animação capturam a atenção das crianças e ampliam seu repertório cultural, contribuindo para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Um dos aspectos mais valiosos dos curtas de animação é a sua capacidade de dialogar com a literatura. Muitos deles são baseados em livros, como adaptações ou releituras criativas, levando as crianças a comparar as versões, identificar diferenças e semelhanças e refletir sobre como as palavras se transformam em imagens e sons.
Esse exercício não apenas enriquece o repertório cultural, mas também estimula habilidades fundamentais para a leitura e a escrita, como a interpretação, a criatividade e a ampliação do vocabulário.
Mas, afinal, o que é um curta-metragem? Diferentemente de um filme convencional, o curta-metragem é uma obra cinematográfica de duração reduzida — geralmente com até 40 minutos. Esse formato conciso exige que a narrativa seja objetiva e impactante, o que frequentemente resulta em histórias emocionantes e densas, capazes de transmitir mensagens profundas em um curto espaço de tempo.
A animação atua como uma ponte entre a linguagem visual e a literária, despertando o interesse por novos mundos de palavras e ideias.
Além disso, os curtas de animação oferecem uma oportunidade para abordar temas importantes de forma acessível e sensível, permitindo que crianças e adultos conversem sobre emoções, valores e questões sociais. Eles criam momentos de conexão e aprendizado que vão além da tela, fortalecendo vínculos e inspirando diálogos significativos.
Conheça alguns dos curtas de animação indicados ao Oscar 2025 que foram baseados em livros incríveis!
Ah! Clicando nas capas dos livros, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Magic Candies (Balas Mágicas) é um curta-metragem japonês, de animação CGI produzido pela TOEI ANIMATION (Dragon Ball e One Piece) baseado em duas histórias originais, “Balas Mágicas” e “Eu sou cachorro”, criadas pela autora coreana Heena Baek e publicados no Brasil pela Companhia das Letrinhas e pela Amelí Editora, respectivamente.
A autora foi premiada em 2020 com o Prêmio ALMA, Memorial Astrid Lindgren, criado em 2002 pelo governo sueco para promover o direito de todas as crianças acessarem grandes histórias.
Balas Mágicas, de Heena Baek, Editora Companhia das Letrinhas
Dong Dong é um menino solitário que prefere brincar de bolinha de gude com seu cachorro a jogar bola com os outros garotos.
Mas, quando ele compra um saco de balas mágicas e passa a ouvir novos sons, Dong Dong tem que deixar a timidez de lado para encarar algumas conversas com pessoas ― e seres ― muito inusitados.
Eu sou cachorro, Heena Baek, Amelì Editora
Conheça Bolinha, um filhote que como muitos outros, é adotado por uma família de humanos que desejam ter a companhia de um cachorro em seu lar.
Narrado a partir da realidade de Bolinha, o livro revela de modo singelo a complexidade e similaridade presente nas relações entre humanos e animais.
Disponível no Prime Vídeo, a épica aventura acompanha a jornada de uma robô – a unidade ROZZUM 7134, “Roz” – que naufraga em uma ilha desabitada e precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil, construindo pouco a pouco relacionamentos com os animais nativos, e até adotando um filhotinho de ganso órfão.
Robô selvagem é uma história comovente e cheia de aventuras sobre o que acontece quando a natureza e a tecnologia colidem inesperadamente, como os humanos afetam o mundo ao nosso redor e o que significa estar vivo.
Peter Brown é autor e ilustrador de diversos livros infantis que foram best-sellers em outros países. Já foi premiado com o Best Illustrated Children's Book Award, do The New York Times, e eleito ilustrador do ano pelo Children's Choice Book Award.
Robô Selvagem de Peter Brown, Editora Intrínseca- Indicado para jovens leitores
Roz, uma robô que, ao abrir os olhos pela primeira vez, se vê sozinha numa ilha. Ela não tem a menor ideia de como foi parar ali, mas foi programada para sobreviver.
Depois de suportar uma tempestade intensa e escapar de ursos furiosos, ela se dá conta de que sua única esperança é se adaptar ao ambiente, e vai ter que aprender isso com os nada simpáticos animais que habitam a ilha.
Mas sua natureza é diferente, e o misterioso passado da robô, que a levou àquele ambiente selvagem, está prestes a retornar para assombrá-la.
Comments