Quem tem medo do LOBO?
- MONIQUETE
- 18 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de fev.
Se antes o lobo era sinônimo de perigo, hoje encontramos versões divertidas e até vulneráveis desse personagem
A literatura infantil tem um papel essencial na formação do imaginário infantil. Quando uma criança escuta histórias, ela não apenas se diverte, mas também aprende a lidar com emoções como medo, coragem e empatia.
O lobo, por ser um personagem ambíguo e recorrente, torna-se um excelente ponto de partida para conversas ricas e significativas.
Nos contos clássicos, a figura do lobo está associada ao perigo, à esperteza e à astúcia. Essas histórias surgiram em um tempo em que os lobos eram ameaças reais em muitas regiões, o que ajudou a construir sua imagem como antagonista. Mas, se olharmos para narrativas mais recentes, veremos que o lobo também pode ser um personagem injustiçado ou até mesmo um herói.
Essa diversidade de representações convida adultos e crianças a refletirem sobre emoções, julgamentos e a construção do conceito de bom e mau.
O lobo, muitas vezes retratado como vilão, pode ser visto como um personagem que age por necessidade ou por falta de compreensão. Isso abre espaço para discussões sobre motivações, consequências e a importância de olhar para além das aparências. Ele nos convida a explorar medos, questionar estereótipos e refletir sobre a complexidade do mundo.
Confira histórias com lobos onde as crianças são incentivadas a observar detalhes, questionar comportamentos e refletir sobre as escolhas dos personagens.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Este é o lobo, de Alexandre Rampazo, Editora Pequena Zahar
Para saber onde foram parar os personagens deste livro e entender o verdadeiro sentido da história é preciso acompanhar atentamente cada aparição do lobo.
A resposta, você descobre no final!
O lobinho bom, de Nadia Shireen, Editora Brinque-Book
Era uma vez um lobinho bom chamado Rolf, que é gentil com seus amigos, come todas as verduras do prato e adora assar bolos. Mas lobos de verdade não são bons – lobos de verdade são grandes e maus.
Será que Rolf vai conseguir encontrar o grande lobo mau que vive dentro dele?
Terrível, de Alain Serres e (il) Bruno Heitz, Editora Livros da Raposa Vermelha
Na literatura infantil existem diferentes tipos de lobos: ferozes, maus, trapaceiros... mas nenhum guarda um segredo terrível.
Conheça uma história de medo e coragem, de mudanças e aceitação em que temas como o abuso de poder e os maus-tratos se cruzam.
Lobo Mau com dor de dente, de Daniel Kondo, Editora Carambaia
Leitores de todas as idades conhecem o personagem. Com seus olhos tão grandes, sua boca tão profunda, seus dentes tão afiados e um fôlego capaz de derrubar casas de palha e de madeira com um só sopro, o famoso e astuto Lobo Mau aparece nesta história com uma novidade: está com uma dor de dente insuportável.
Famoso por estar sempre tentando enganar os outros, o vilão precisa agora de ajuda.
E, desesperado, ele terá de apelar para velhos conhecidos: os Três Porquinhos, os Sete Cabritinhos, a Vovó da Chapeuzinho Vermelho… Até o leitor será convocado a participar..
O lobo que caiu do livro, de Thierry Robberecht e (il) Grégoire Mabire, Editora Martins Fontes
Em um quarto bagunçado, um livro cai...
É assim que um lobo, caído de seu livro, se vê perdido no meio do quarto. Rapidamente, ele se enfia em um livro qualquer para escapar do malvado gato!
Caçadores De Lobo Mau, de Anna Claudia Ramos e Vanessa Prezoto, Editora Leiturinha
Todos os dias, a professora, ao contar histórias de lobo mau, via alguns de seus alunos com medo e outros, valentes, querendo caçar o lobo. Então, junto com eles, ela criou uma receita para caçar lobos maus.
Um dos itens da receita era ler, todos os dias, todas as histórias de lobo mau!
Comments