Livros para quem aprecia a arte de misturar bichos
- MONIQUETE
- 5 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.
A ideia de misturar bichos aparece em diversos livros, promovendo o riso, o encantamento e até reflexões mais profundas sobre identidade, pertencimento e aceitação
Que criança nunca imaginou um elefante com asas de borboleta, um gato com rabo de pavão ou um cachorro com pescoço de girafa? E se misturar bicho com palavra? E bicho com fruta e planta?
Essa criatividade não só diverte, mas também abre espaço para importantes aprendizados sobre diversidade, imaginação e possibilidades infinitas de criação.
Além da diversão, essa abordagem pode ser uma ótima ferramenta pedagógica para estimular a criatividade, trabalhar conceitos de biologia (como habitats e características dos animais), incentivar a escrita criativa e até promover debates sobre diversidade e respeito às diferenças.
Seja na escola, em casa ou numa roda de leitura, convidar as crianças a inventar seus próprios animais misturados pode gerar momentos incríveis de troca e aprendizado.
E, claro, há muitos livros que já trazem esse universo de forma lúdica e envolvente, esperando para serem descobertos. Confira alguns deles logo abaixo.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
Animais, de Arnaldo Antunes (Autor), Zaba Moreau e (il) Xiloceasa
O que as palavras e os bichos têm em comum? Acima de tudo, uma grande vontade de se divertir.
Cada página traz uma palavra inventada com letras de formas e tamanhos diferentes para ilustrar poeticamente esse zoológico fantástico.
Feira feroz, de Adriana Fernandes e (il) Daniel Kondo, VR Editora
Que tal tirar leite de AVACAXI, pular mais alto que o RÃPOLHO e ser tão sabido quanto o MARACORUJÁS?
A brincadeira é inventar palavras misturando bichos e vegetais. O que será que vai dar?
A floresta dos bichos misturados, de Paulino Marroni, Editora Clube de Autores
Uma garotinha está jogando em seu tablet quando nota um problema no jogo e é convidada por um dos personagens para ajudar os animais que ficaram, de repente, todos misturados.
Ela vai para dentro do jogo e ajuda os animais a se separarem e voltar ao normal.
Que bicho é este?, de Mariza Tavares e (il) Liu Olivina, Editora Nanabooks
O que você faria se encontrasse um GORIFANTE na sala? Ou um JACALEBRE na cozinha?
Na casa da Lili, surgiram diversos bichos bem diferentes dos que a gente conhece e que são companheiros da menina.
Misturichos, de Renata Bueno e (il) Beatriz Carvalho, Editora WMF Martins Fontes
Depois de muitos anos afastadas, duas amigas se reencontram e resolvem misturar suas experiências, suas histórias e seus desenhos.
O resultado foi este livro divertido em que aparecem a tucananta, o tubaranso, o macacol e vários outros bichos, em misturas ora bem-sucedidas, ora meio atrapalhadas.
O livro da Com-fusão/ Animais, de Ilan Brenman e (il) Fê, Editora Moderna
Você já pensou o que daria se juntássemos um pato com um cachorro? E um camelo com um avestruz?
Essas e outras COM-FUSÕES fazem parte deste livro divertido, que pode oferecer várias possibilidades de brincadeiras com as palavras e as imagens.
*Clique nos links e confira mais títulos da série Com-fusão: Família e Contos de Fadas
Comments