Pequenas mentiras inspiram grandes histórias
- MONIQUETE
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr.
Histórias como Pinóquio ajudam a ilustrar os efeitos das mentiras, mas também mostram o amadurecimento e a busca pela verdade
A mentira faz parte do desenvolvimento infantil. Desde cedo, as crianças experimentam pequenas inverdades — seja para evitar broncas, testar limites ou até mesmo exercitar a imaginação.
Um dos personagens mais emblemáticos quando falamos de mentira na literatura infantil é Pinóquio, criado pelo escritor italiano Carlo Collodi no final do século XIX.
Publicado inicialmente como um folhetim em 1881 e depois transformado em livro, As Aventuras de Pinóquio narra a história de um boneco de madeira que deseja se tornar um menino de verdade. A cada mentira que conta, seu nariz cresce, simbolizando as consequências das inverdades.
A jornada de Pinóquio é cheia de desafios e aprendizados, e a história continua sendo revisitada e reinterpretada ao longo dos anos. As releituras modernas não apenas atualizam a linguagem e o contexto da obra, mas também trazem novas perspectivas sobre o que significa amadurecer e ser honesto consigo mesmo e com os outros.
Confira uma seleção de releituras de Pinóquio, que segue sendo um espelho das experiências infantis, ajudando crianças e adultos a refletirem sobre a importância da verdade e da empatia.
Ah! Clicando nas capas, você pode comprar os livros pelos links da Amazon e colaborar para a continuidade do meu trabalho, sem pagar nada a mais por isso. Eu agradeço o apoio e a gentileza, desde já.
PinóquiA, de Jean Claude R. Alphen, Editora Melhoramentos
Pinóquio realizou o seu sonho e já é um menino de verdade. Para que ele não fique só, seu pai, Gepeto, lhe fez três irmãos de madeira. E, como Pinóquio, cada um tem seu sonho e a pequena Pinóquia... quer ler, estudar e aprender de tudo.
A Fada Azul vai ter muito trabalho para atender os pedidos e entender que cada um faz as próprias escolhas da vida.
Pinóquio: o Livro das Pequenas Verdades, de Alexandre Rampazo, Editora Boitatá
O que você vê quando se olha no espelho? Pinóquio, o célebre boneco de madeira que conta lá suas mentirinhas e busca todo o tempo tornar-se 'um menino de verdade', talvez esteja apenas tentando corresponder às expectativas dos outros.
Se ele fosse responsável como o Grilo Falante, ou bondoso como a Fada Azul, poderia, então, tornar-se real?
Pinóquio e o lobo Lobato, de Donaldo Buchweitz e (il) Vanessa Prezoto, Editora Ciranda na Escola
Pinóquio aprendeu com o pai o seu ofício, pegou um pedaço de madeira e... quem foi que apareceu?
Uma história divertida que mistura o lúdico de diferentes contos infantis com maestria e originalidade.
Comments