Poesia ao alcance de uma ligação: conheça o Dial-A-Poem no Brasil
- MONIQUETE

- 6 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev.
Criado pelo artista John Giorno nos anos 1960, o projeto Dial-A-Poem chega ao Brasil trazendo poesia por telefone e conta com a participação de anônimos, grandes nomes da literatura nacional e artistas
A poesia tem o poder de transformar nosso dia, evocar emoções e ampliar nossa percepção do mundo. Mas e se ela chegasse até você de forma inesperada, através de uma simples ligação telefônica?
Essa é a proposta do Dial-A-Poem (Disque um Poema, tradução livre), um projeto criado na década de 1960 pelo artista e poeta norte-americano John Giorno (1936 - 2019), que já conectou milhares de pessoas com a poesia contemporânea e experimental em edições memoráveis nos Estados Unidos e Europa.
Trazido pela Coleção Moraes-Barbosa com apoio da Vivo e disponível até 15 de março de 2025 no Brasil, Disque um Poema conta com a participação de anônimos, grandes nomes da literatura nacional e artistas como Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Gregório Duvivier e Eucanaã Ferraz recitando os mais variados poemas em português, ou em alguns idiomas dos povos originários.
A experiência é simples e acessível: basta discar gratuitamente 0800-01-76362, de qualquer lugar do Brasil ou o número +55 11 5039-1344 em chamadas internacionais. A cada ligação, um poema diferente será recitado, criando uma conexão única entre o ouvinte e a poesia. Além do português, é possível ouvir o poema em alguns idiomas dos povos originários.
Aviso: A curadoria envolve performances e temáticas não indicadas para crianças!
Enquanto o projeto funcionar por aqui (15 de março 2025), parte da exposição "Sit in My Heart and Smile" (Sente-se em meu coração e sorria, tradução livre), estará em cartaz no centro de arte da Coleção Moraes-Barbosa, São Paulo, com trabalhos de John Giorno, o criador do projeto. A programação é gratuita.











Comentários